Processos Eficazes + Pessoas Engajadas = Resultados / Crescimento
Processos = Gestão
Pessoas = Liderança
Resultados = Cultura
Processos: sem processo, acaba-se contratando mais do que precisa, incha a empresa, aumenta o número de erros, retrabalhos, falta gestão, apaga-se incêndio, pois trata-se dos sintomas e não da causa, de forma imediatista a sensação é de resolver bom para você, péssimo para o negócio.
Benefícios dos processos: maior agilidade, redução de custos, eficiência operacional, organização das rotinas, cargos, função, reuniões e contratação.
Pessoas: não é possível construir um sonho sozinho, é preciso atrair e reter bons profissionais.
“Um dos pilares do negócio é contratar e formar gente boa”.
Jorge Paulo Lemon
Não adianta ter processos sem pessoas, não há fluidez.
“Uma empresa precisa de gente comprometida com gente e que trabalha pra gente”.
Abílio Diniz
Líder inspira seu time, desafios compatíveis com as habilidades e capacidade da pessoa. Quando uma pessoa está em um lugar que sente, que entende suas necessidades e existe reconhecimento e oportunidade real de crescimento, sua produtividade, satisfação e engajamento são muito altos. Pessoas que vem por dinheiro, vão embora pelo mesmo motivo. Ofereça causa e missão, veja propósito de vida maior e transpareça isso, as pessoas aprendem observando. Delegar desenvolve líderes, quando não delega direito a tarefa volta para você a mesma coisa, consumiu o dobro de tempo e passar a ser funcionário do seu funcionário.
Resultado: somatória Pessoas + Processos
Dar condições ideais para a pessoa entregar com competência. A empresa é reflexo do dono, se responsabiliza pelo mudar de mentalidade, formação de pessoas engajadas.
4 fases de desenvolvimento da empresa
Sobrevivência: confirmação o modelo de negócio. O dono toma decisões, paga as contas no final do mês, precisa de resultado financeiro, não tem opção. Trabalho muito de forma correta com foco em renda e tolerância aos gastos, entrega com qualidade.
Talentos: falta pessoas que consigam dar conta do ritmo de vendas, financeiro, administrativo, identificar pessoas no mercado de trabalho com perfis com visão e valores claros.
Organização de Processos: através dos erros, identificar melhorias e amadurecer.
Excelência: Pessoas + Processos que resultam em gestão de liderança e cultura. Ocorre a harmonia dos instrumentos para potencializar.