BLOG
Atalhos cerebrais
10/09/2018
Atalhos cerebrais
Não, não se trata de cura milagrosa, nem de autoajuda barata, ou algum tipo de “solução simples” de problemas, estamos falando de ciência. Uma pesquisa realizada pelos cientistas Merim Bilalic, ganhador do prêmio da Sociedade de Psicologia Britânica e Peter Mcleod, Presidente da Fundação Oxford para Neurociência Teórica e Inteligência Artificial, ambos doutores em Psicologia, afirmam que existe um fenômeno do cérebro chamado Einstellung (fixação funcional), uma espécie de “teimosia cerebral”, que faz caminho neurais já familiares para a resolução de problemas, fazendo-nos ignorar muitas vezes, novas possibilidades, como se fosse um atalho cerebral.

Na maioria das vezes isso é eficaz, um processo cognitivo útil, já que funcionam para a maior parte dos problemas e se dá certo, não é preciso “esforçar” além da conta, isso de certa forma protege o sistema, guarda bateria, mas nos limita, por acabar inibindo outras possibilidades que poderiam ser ainda melhores. É como se “tudo” fosse feito pelo processo conhecido, isso acaba tornando-se comum e pode se perder a chance de ter novas soluções.
Mas se isso é algo “comum” a todos nós, como podemos evitar tais caminhos e acabar sem saber se era realmente o adequado?
Comece a desconfiar! Desconfiar de você mesmo, de suas antigas certezas e crenças fixas, não se contente com respostas rápidas, conhecidas e comuns que sempre lhe vinham a mente, reflita mais antes de decidir qualquer coisa, pense, repense, seja curioso a tudo à sua volta, como uma criança que vem ao mundo e começa a descobrir as formas, procure olhar com esse olhar do estrangeiro e verá que nem sempre o que era comum é o melhor, podemos descobrir a cada desafio mais e mais possíveis respostas. Permita-se! Liberte a sua mente de antigos preconceitos, antigas fixações, o novo pode ser bonito.
Categoria: Coaching



  



CONTATO
REDES SOCIAIS
Siga-nos também nas
nossas redes sociais
© Copyright 2016, todos os direitos reservados LifeLevel