BLOG
Iniciativa e Liderança
12/12/2018
iniciativa e liderança
“Ainda que os teus passos pareçam inúteis vai abrindo caminhos, como a água que desce cantando da montanha. Outros te seguirão...”
Saint-Exupéry
 
Trata-se de uma das virtudes mais requisitadas no mundo dos negócios. Liderar é ao mesmo tempo polêmico, paradoxal e apaixonante.

Polêmico. pois é difícil dizer sobre o tema sem acabar manifestando o que se acredita como pessoa. Paradoxal, pois se trata de uma contradição e incoerência, por não existir resposta certa e nem única, há na verdade complementos, mas nenhuma certeza absoluta, pois significa na prática atitudes baseadas na ética e princípios que busquem resultados, mas muitas vezes controversos de acordo com cada visão. Não existe fórmula.
 
E apaixonante, pois o verdadeiro desafio nos estudos da liderança não está em encontrar apenas novos conhecimentos, mas em ter novos olhos para analisar itens já conhecidos. O princípio da paixão está em olhar de forma diferente algo que já nos é familiar, é descobrir, é desafio e amor ao mesmo tempo.
 
Muitos são os estudos e teorias, mas algo que rege como linha principal é a ideia de que “Liderar é influenciar pessoas”.
 
O interessante de tudo isso é que apesar de não existir fórmula perfeita, cada um de nós tem um pouco de líder em si, e trata-se de uma habilidade da qual podemos desenvolver, claro, alguns com mais facilidade que outros, mas cada qual com sua essência, se pode realizar grandes conquistas.
 
Liderança é intrinsecamente conectada a confiar e comunicar bem. Líderes bem sucedidos têm como fonte de boas práticas, o uso da ação de tornar a visão e missão do que se quer, de qual instituição representam.
 
Quanto à grande polêmica, de se nascer ou não líder, Napoleon Hill afirma que é possível sim tornar-se líder, assim como qualquer habilidade, esta pode ser desenvolvida e aprendida ao longo da vida, pois o que perpetua é a iniciativa de buscar, de assumir riscos, de se jogar no propósito. Se deseja ser um bom líder, estimule sua iniciativa se desafiando todos os dias a algo novo.
 
Existem vários pontos que compõem a liderança, como: a confiança em si, a ascendência moral, o espírito de sacrifício, o sentimento de paternidade, o sentimento de justiça, a iniciativa, a decisão, a dignidade e a coragem. Das quais são passíveis de prática e aprimoramento para ser líder, pois tratam-se de ações e sentimentos que nós seres humanos possuímos em menor ou maior grau, mas que podemos exercitar e aumentar conforme a prática. 
 
Mas, o mais importante é sempre buscar conhecer aqueles que se lidera, é interagir, é importar-se, é conversar, se preocupar, demonstrar interesse em suas vidas e profissões, pois não há posição de liderança sem o corpo da equipe, não há capitão sem time e só é possível estabelecer boas conexões em busca de um mesmo objetivo se houver diálogo, comunicação e aliança que proporcione o bem-estar de todos os envolvidos.
 
“Comece por fazer o que é necessário, depois o que é possível e de repente estará a fazer o impossível”.
São Francisco de Assis
Categoria: Coaching



  



CONTATO
REDES SOCIAIS
Siga-nos também nas
nossas redes sociais
© Copyright 2016, todos os direitos reservados LifeLevel