BLOG
Recrutamento e Seleção: o RH diferenciado e inusitado
24/04/2019
Recrutamento e Seleção
A pedido da revista Você RH, o Love Monday’s, site brasileiro no qual os profissionais avaliam seus atuais e ex-empregadores, identificou as perguntas mais inusitadas realizadas em processos seletivos no país. Sendo que uma das perguntas era:“Quantos lanches o McDonald’s vende por dia no Brasill?” Foi constatado que tais perguntas visão quebrar realmente o padrão esperado pelas entrevistas, das quais geralmente o candidato tem quase (às vezes realmente) as respostas ensaiadas, como por exemplo quais seus maiores defeitos e qualidades.

O intuito dessa forma diferente de questionar/ entrevistar é o RH ou recrutador avaliar que forma o candidato estrutura a resolução de um problema, é possível ainda verificar se o mesmo consegue quebrar o desafio em etapas menores, priorizar, buscar recursos próprios, enfim, o faz realmente sair da zona de conforto, do que já é conhecido.

Nem todas as empresas usam formas tão inusitadas para proceder a essência desse método, algumas companhias adaptam a ideia às situações da realidade da empresa, para ver como o candidato se sai. Uma questão singular deve carregar em si, nas entrelinhas, um propósito claro que busque no entrevistado habilidades e competências que a empresa ou cargo demandem, como por exemplo: raciocínio lógico, disposição para assumir riscos, capacidade de inovar e outros.

Dicas para elaborar bem as perguntas/ desafios para entrevistas:

  1. Planeje esses desafios para etapas mais avançadas do processo seletivo, quando as habilidades básicas dos candidatos já foram identificadas e precise talvez de critérios de desempate.
  2. Deixe o avaliado à vontade, pois já é muito difícil estar em uma situação de pressão, como o próprio processo de seleção.
  3. Tenha clareza sobre o que a empresa pretende avaliar durante as respostas e veja se as qualidades testadas realmente serão aplicadas posteriormente no desempenho da função. Além disso, busque olhar o candidato como um todo, percebê-lo, não somente verificar pontuações que obteve.
  4. Acima de tudo respeite a pessoa que está ali e mostre os valores da empresa para que o candidato também possa perceber se realmente deseja fazer parte do seu time.
Fonte: Profissionais das companhias –Vagas.com, Love Monday’s e TMF Group na Revista Você RH, Fev/Mar de 2017.
Categoria: Coaching



  



CONTATO
REDES SOCIAIS
Siga-nos também nas
nossas redes sociais
© Copyright 2016, todos os direitos reservados LifeLevel