BLOG
Síndrome de Burnout Parental
09/04/2019

Síndrome de Burnout Parental

Os Pais podem sofrer de estresse excessivo em virtude da função de pais?

Veja como o Coaching Parental pode de ajudar nessa jornada da Família e Trabalho!
Para você que nunca ouviu falar deste termo vou explicar sua origem, o termo síndrome de burnout é bastante usado no âmbito profissional. Em 1970 nos EUA o psicanalista Alemão Herbert Freudenberger atribuiu como uma síndrome psicológica que leva a pessoa a um estado de esgotamento profissional que apresenta três características:
 
  • Exaustão intensa, ou seja, a pessoa sente-se com esgotamento físico, emocional e mental, causado pelo estresse excessivo e contínuo. Ela costuma ser associada a empregos e ambientes de trabalho muito tensos, que exigem demais do profissional;
 
  • Despersonalização, ou seja, a pessoa se mostra insensível, ou excessivamente exagerada, e com respostas negativas há vários aspectos do trabalho, o estresse prolongado pode fazer com que a pessoa apresente irritabilidade e perca o interesse e a motivação em suas tarefas;
 
  • Ineficácia ou realização reduzida, ou seja, a pessoa se sente incompetente em realizar as tarefas, falta de realização e baixa produtividade no trabalho.
Mas tudo isso já era conhecido. A novidade é que a ciência acaba de mostrar que pais e mães também podem sofrer desse mal, justamente pelos cuidados que os filhos demandam – é o que tem sido chamado de “burnout parental”.  Nos últimos anos aconteceram mudanças sociológicas importantes, onde ocasionou aumento da pressão sobre os pais para criar filhos saudáveis, seguras e bem-sucedidas, combinada há um aumento de mães trabalham fora de casa, gerando crianças cada vez mais exigentes e difíceis de lidar.
 
Pesquisadores da Universidade Católica de Louvain (Bélgica) analisaram 2 mil adultos e concluíram que 12% deles (tanto homens quanto mulheres) estavam sofrendo com um alto nível de burnout parental. Segundo os cientistas, essas pessoas se sentiam exaustas, incapazes e no caso especifico do bournout parental, os pais podem se apresentar desinteressados em corrigir comportamentos indesejados das crianças, então essa características foi adaptada como um afastamento emocional dos filhos, neste cenário, fornecem cuidados práticos e básicos da fisiologia, como alimentação, banho e sono, mas se tornam menos envolvidos emocionalmente, se omitindo na educação para não ter que se estressar com atitudes comportamentais dos filhos. E por último a baixa realização pessoal, por se sentirem incapazes de educar os filhos.
 
Para muitos trabalhadores que sofrem de burnout, a vida familiar pode ser vista como um refúgio seguro e para muitos dos pais que sofrem burnout, o trabalho parecer ser um lugar seguro.
 
Ao longo do tempo essa síndrome pode trazer muitos prejuízos para a relação familiar, podendo causar desgaste emocional na convivência entre os membros da família afetando de maneira negativa levando muitos ao divórcio. 
 
O Coaching parental apoia o cliente a identificar essas características da síndrome e com ferramentas comportamentais apoiam os pais à desenvolverem habilidades que geram realinhamento dos relacionamentos familiares de maneira harmoniosa ampliando para novos sonhos e sustentando em desafios.
Categoria: Coaching



  



CONTATO
REDES SOCIAIS
Siga-nos também nas
nossas redes sociais
© Copyright 2016, todos os direitos reservados LifeLevel