BLOG
SELECT * FROM `lightlevel__blog` where url_id='os-incriveis-beneficios-da-comunicacao-informal-no-ambiente-de-trabalho' order by data asc
1 Os incríveis benefícios da comunicação informal no ambiente de trabalho
03/08/2017

O tempo, a novela, o filme... Esses são alguns exemplos de simples conversas, e que geralmente as pessoas acreditam ser de passa tempo ou de alguma forma dispensáveis. Mas será que esse tipo de relacionamento beneficia ou serve apenas para distração? Pesquisas recentes demonstram que é muito importante a comunicação no ambiente de trabalho, mesmo que seja feita em pequenas doses. Isso gera maior entrosamento entre as pessoas, e consequentemente maior engajamento dos funcionários.

Mas por que isso?

Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais se focando em colaboração, pelas diferentes formulações de empresas, pelas culturas não mais departamentais e sim visando objetivos comuns, claro, isso ainda é uma dificuldade, mas conversar de outros assuntos auxilia no processo de identificação e o cérebro se sente mais seguro em compartilhar os mesmos objetivos.

Um estudo da Universidade de Michigan mostrou a eficácia das pequenas conversas. A pesquisa foi feita com dois grupos de pessoas, sendo que os participantes do primeiro grupo receberam uma simples tarefa: passar 10 minutos conhecendo outros participantes. Depois disso eles receberam uma lista de atividades para fazer.

Já o segundo grupo foi direcionado a conversar uns com os outros de forma competitiva, como se fosse um jogo. E depois disso receberam as mesmas atividades do outro grupo. Ao final, todos os participantes de ambos os grupos realizaram testes cognitivos.

O resultado foi que o grupo que conversou amigavelmente performou significativamente melhor nos testes do que o grupo que foi estimulado a competir. Os pesquisadores viram melhorias especificamente na área de funcionamento executivo, que é a área do cérebro que controla o foco, planejamento, priorização e até mesmo a organização. Sendo que todas essas características são essenciais em um ambiente de trabalho.

Sendo assim, é comprovado que conversas favorecem na melhora do desempenho pessoal e profissional, assim como no ambiente de trabalho em geral.
Verifique sua postura no trabalho:

Tem buscado interagir com as pessoas?
Como anda seus relacionamentos?
No que tem buscado contribuir?
Como pode melhorar ainda mais sua participação na resolução de problemas?
 
Seja sempre MAIS! Por que ser o mesmo? Evolução sempre!
Categoria: Coaching

Autor: Life Level
Fonte: Life Level

  



CONTATO
REDES SOCIAIS
Siga-nos também nas
nossas redes sociais
© Copyright 2016, todos os direitos reservados LifeLevel