BLOG
Sobrecarga de Trabalho
25/01/2021

 
É o excesso de serviço sobre os colaboradores, com longas jornadas laborais, demandas com curtos prazos e outras situações que sobrecarreguem a condição biopsicológica (saúde física e mental).
Nos trabalhos braçais e intelectuais, a sobrecarga pode ter efeitos gravíssimos para a saúde física e mental dos colaboradores, além disso, não são só os colaboradores que são prejudicados em razão de trabalho excessivo.
A empresa, também acaba colhendo resultados negativos, prejudicando, inclusive, sua reputação. Afinal, o recurso humano é o principal ativo de qualquer organização. Se ele não estiver bem, afetará todo o processo, de uma organização.
 
É muito comum uma empresa precisar que os colaboradores fiquem até um pouco mais tarde para finalizar um projeto muito importante cujo prazo está terminando. Na teoria, esse tipo de situação deveria ser, esporádico e pouco habitual, mas na prática, todos nós sabemos que o processo não funciona bem assim.
Porém, pensando em longo prazo, os efeitos disso não são nada positivos.

Mas o que leva a sobrecarga de trabalho?
 
 

Desorganização

Isso porque uma empresa desorganizada sempre se complica para cumprir seus compromissos e acaba por sobrecarregar os funcionários, precisando que eles estendam suas cargas horárias para dar conta das demandas.
 
 
 
 

Equipes enxutas

Outra razão para o excesso de trabalho é o fato de equipes pequenas serem responsáveis por uma grande quantidade de projetos. Ou seja, as horas formais de serviço nunca são suficientes para atender às demandas.
 
 
 
 

Metas exageradas

Não nos esqueçamos, ainda, das metas praticamente inatingíveis que algumas empresas colocam sobre seus profissionais.

E aí Como está sua equipe de Trabalho? 
 
 
Categoria: Coaching

Autor: Naara Mota
Fonte: https://conteudo.movidesk.com/sobrecarga-de-trabalho/

  



CONTATO
REDES SOCIAIS
Siga-nos também nas
nossas redes sociais
© Copyright 2016, todos os direitos reservados LifeLevel