BLOG
Como se tornar um LÍDER Estratégico
08/08/2019
Como se tornar um LIDER Estratégico
A Revista Você S/A deste mês de fevereiro (FEV/19), traz uma matéria sobre como se tornar um líder estratégico, saindo do operacional até alcançar uma liderança relevante e inspiradora.

Essa matéria vem para confirmar o que os profissionais Coaches vem trabalhando há anos no mercado. Para ser um líder inspirador, se faz necessário desenvolver habilidades comportamentais, para conseguir ter uma performance positiva e otimizar o que as pessoas tem de melhor em suas habilidades e conhecimentos.

Revela também que pesquisadores brasileiros estudaram 300 executivos durante 4 anos, e perceberam que existem 3 estágios para o gestor se tornar estratégico:
 
  1. A consolidação do cargo, ou seja, conquistar as pessoas através de feedbacks, investindo em relações interpessoais, ouvindo as pessoas do time sobre as opiniões delas e melhorias, treinamento para capacitar o time, poder delegar funções operacionais e assim liderar pessoas e entregar resultados através do coletivo;
  2. A construção da Arena Política, ou seja, através do resultado da sua liderança, gera autoridade em sua atuação e assim forma alianças e parcerias com outros departamentos, ampliando sua abertura de forma sistêmica e sustentando novas parcerias, como participar de projetos multidisciplinares e ter contatos com outras formas de se trabalhar;
  3. Aumento da complexidade, ou seja, ampliação da visão estratégica e o desenvolvimento de sucessores para ocupar os espaços ao assumir novas atribuições e responsabilidades. A medida que o profissional vai ganhando visibilidade, os de mais líderes enxergam nele a pessoa certa para resolver um desafio. Contudo para que o líder assuma novos desafios e oportunidades, é necessário formar novos líderes para assumir o atual projeto.
 

“Na minha cabeça, a regra sempre foi: primeiro seja o Líder e depois conquiste o Cargo. Se havia algo que ninguém queria fazer, eu fazia”, diz Alexandre Bratt, executivo em transição de carreira na entrevista para a revista Você S/A.

Essa frase expressa a atitude de pessoas que estão no nível operacional e tem o objetivo de conquistarem um cargo de liderança, seja você a diferença que espera da sua empresa, não fique esperando que o tempo de trabalho traga o cargo por reconhecimento, pois não terá sustentabilidade na função. O sucesso vem quando a pessoa já está preparada para enfrentar o desafio.

“A fonte de poder do líder é mais sua contribuição com pares, subordinados e parceiros, e menos o cargo ou a hierarquia”, diz Joel Dutra, professor livre-docente da USP.

Se você quer ser líder, tenha atitude de líder antes do cargo, pois assim você se destaca e tem resultados mais rápidos e eficazes em suas metas.

O líder que tem habilidades comportamentais, alcança com eficácia, pois consegue identificar pontos fortes e fracos em seu time, otimizando o uso de cada capacidade em momentos específicos de acordo com o perfil. A pratica leva a perfeição. Quanto mais praticar atitudes e decisões, se expondo a novas situações, mais gera aprendizado, assim crescendo em habilidade comportamental se consolidando como líder.

Somente o conhecimento técnico não faz um líder, mas sim buscar o autoconhecimento para trabalhar seus pontos forte e entender limitações, consciência de seus valores, criando uma base sólida de confiança nas pessoas.

Revista Você S/A FEV  2019

Categoria: Coaching



  



CONTATO
REDES SOCIAIS
Siga-nos também nas
nossas redes sociais
© Copyright 2016, todos os direitos reservados LifeLevel