BLOG
Como usar a metodologia Coaching de Carreira para fazer mudanças em sua vida profissional e ser mais feliz no trabalho
10/07/2019
Como usar a metodologia Coaching de Carreira para fazer mudanças em sua vida profissional e ser mais feliz no trabalho
Primeira pergunta importante: o que é uma carreira bem-sucedida para você? Muitos estudiosos e empresários de sucesso dizem que o sucesso acontece quando há alinhamento entre quem você é, aquilo em que você acredita e o que pratica. O fato é que para alcançar essa simplicidade requer esforço para buscar esse conhecimento interno como indivíduo.
 
No Brasil, não diferente do mundo, essa sensação de inquietude em relação a trajetória profissional também acontece. De acordo com uma pesquisa de 2015 da Isma-Brasil (Internacional Stress Management Association), 72% da população está insatisfeita com o trabalho. As explicações para isso vão desde problemas com a liderança, até excesso de atividades, mas o fato é que a maioria se sente assim porque se deixou levar pelo acaso sem refletir sobre realmente faz sentido realizar e refletir com calma sobre o que gostaria de fazer. “Há muitas vozes que ficam martelando na cabeça” - costumo dizer que essas vozes são a influência externa como: mídias sociais, familiares, amigos, comunidade etc.
 
Importante é ouvir sua voz interna e o processo de coaching te faz estar em contato com seu “eu interior”, de se perceber, reconhecer o potencial que tem e descobrir seu talento, ser fiel a seus valores e aquilo que acredita.
 
Ouvir essa voz interior é fundamental para não se decepcionar com a carreira, a sensação de desalinhamento entre o que quer e o que se pode viver, gera infelicidade e crenças equívocas, que fazem as pessoas pensarem que só é feliz ganhando muito dinheiro, ou tendo aquele carro zero, ou que o diploma determina as escolhas profissionais.
 
A crença disfuncional, ou seja, uma verdade absoluta que não me gera sentimentos e comportamentos assertivos, impede muitas pessoas de projetar e viabilizar a vida que quer para si, pensamos que não há o que fazer.
 
Permitir renovar esses pensamentos exige dedicação e aí que entra o processo de coaching: realizar uma reprogramação de pensamento para você realizar seu sonho.
 
 
O processo de coaching é fazer com que as pessoas tenham um olhar de solução para situações problema e coloca em rota de ação para executar atitudes que vão levar ao resultado.
 
Vou compartilhar com você uma ferramenta que pode te auxiliar a ter uma melhor visão de sua carreira:
 
 

 1º Etapa: busque se conhecer

Perceber as coisas que gosta de fazer que te faz sentir vivo e com sentido para acordar todos os dias! Seja curioso e pense no que não está dando certo, pense em maneira de resolução e coloque em prática.
 
 
 
 

2º Etapa: tenha um ponto de partida

Analise seu nível de satisfação em cada área da sua vida: financeira, familiar, saúde, trabalho, lazer e amor. Isso é importante para lhe dar uma referência visual de seu momento de vida e evidenciar em quais categorias as coisas não andam muito bem.
 
 
 

3º Etapa: faça uma meta

Ter clareza de onde quer chegar e alcançar, que seja mensurável e objetiva, onde quero estar daqui 3 anos? Para isso pergunte-se:
- Qual minha visão de vida? (Propósito pessoal); O que confere significado a minha vida? Por que estou neste mundo? O que faz minha vida valer a pena?
 
- Qual minha visão de trabalho? (Propósito profissional); Para que serve e qual o significado do trabalho? O que define um bom trabalho? O que o dinheiro tem a ver com tudo isso?
 
Compare as duas visões e analise em que aspectos as duas visões se complementam, conduzem uma a outra, ou entram em conflito. Se os dois mundos forem conflitantes é necessário fazer ajustes.
 
O importante é encontrar coerência entre os valores pessoais e profissionais ainda que de forma parcial uma ligação entre quem somos e o que fazemos. Isso pode mudar com o passar do tempo, por isso baseia-se no que faz sentido hoje.
 
 

4º Etapa: encontre suas motivações

Durante três semanas, ao final de cada dia, anote os momentos e atividades do trabalho em que sentiu tédio, agitação, motivação ou tristeza, bem como outros sentimentos que ache pertinentes e responda:
 
- Em qual momento você se sentiu com mais energia?
 
- Durante quais atividades sua concentração fluiu melhor?
 
Para cada atividade realizada analise os níveis de engajamento, quando alto - você não percebe a hora passar, quando baixo – você fica cansado e entediado.
 
 

 5º Etapa: trace planos de carreira

Agora é o momento de refletir sobre as trajetórias que você poderia seguir. O desafio é criar novas perspectivas de vida para os próximos cinco anos. Note que uma não deve ser melhor do que a outra, só precisam ser igualmente possíveis, tem a ver com você e ser diferente. Para cada versão de carreira escreva um título com seis palavras: três perguntas sobre os possíveis entraves para viabilizar essa realidade alterativa e avalie seu nível de recurso, confiança, gosto e coerência para cada um dos cenários.
 
 

6º Etapa: colocar em prática

Testar é importante para sair da zona de conforto e encontrar novas possibilidades. Na carreira, testar é sair do mundo das ideias e praticar algumas. Converse com pessoas o que você gostaria de fazer, o LinkedIn é uma plataforma que conecta gente de diferentes perfis para compartilhar experiências profissionais e é uma boa maneira de estabelecer contatos: pergunte como chegaram lá, como é a rotina de trabalho deles, quais são os altos e baios do dia a dia, a ideia é ouvir. Outra sugestão é aproximar de alguém que atue onde você tenha interesse e pedir para acompanhar o trabalho por um dia - caso você tenha essa possibilidade dentro da organização que está. Outra possibilidade é realizar estágio, curso, trabalho voluntário ou temporário para viver a experiência e assim, ver se realmente se identifica.
 
 

7º Etapa: reduza as alternativas

Depois de todas essas etapas, colocar em prática pode deixá-lo confuso ou indeciso. Então divida suas opções em categorias e escolha a melhor delas que você tenha o menor de risco possível e o máximo de ganho.  Decidir gera ansiedade, mas uma vez decisão tomada, não sofra pensando se foi a melhor opção, pois o único jeito de saber é vivendo!
 
Essas sete etapas são as ferramentas trabalhadas em 7 sessões de coaching para planejamento de vida e carreira que pode alinhar seus objetivos profissionais e pessoais, de maneira eficiente e eficaz, em tempo de médio e curto prazo.
 
Entre em contato com a Life Level e agende a sua primeira avaliação gratuita com os nossos profissionais.
 
Categoria: Coaching



  



CONTATO
REDES SOCIAIS
Siga-nos também nas
nossas redes sociais
© Copyright 2016, todos os direitos reservados LifeLevel