BLOG
Descanse de verdade
07/02/2019
descanse de verdade
Aproveitar o tempo longe do trabalho para relaxar de fato é determinante para a produtividade e a satisfação profissional. Inclua pausas no dia a dia e melhore seu desempenho.
Com o desemprego em alta e com o aumento da competição pelas vagas disponíveis, pensar em tirar férias ou pedir folga deixou de passar pela cabeça de muita gente, seja por insegurança de ser substituído durante a ausência, seja pela sobrecarga de trabalho que isso gera sobre equipes mais enxutas, impedindo o afastamento prolongado.
 

O passo a passo do repouso

Não se trata de ficar jogado no sofá sem fazer nada. Hábitos e atividades que permitam se desconectar do trabalho e entrar em contato com prazeres pessoais são chave.
 

1 - Faça pausas: 

Parar de hora em hora, nem que seja por 5 minutos, não é perda de tempo, mas investimento. Pode ser para tomar água ou café ou para falar pessoalmente com um colega em vez de telefonar ou mandar e-mail. Isso funciona como uma espécie de refresh no cérebro e evita a escalada do estresse.
 

2 - Respire do jeito certo: 

Temos a tendência a inspirar e a expirar de forma superficial, usando apenas a região torácica, o que colabora para o cansaço por não promover a oxigenação adequada do organismo. O ideal é concentrar no abdômen: inspire lenta e profundamente e perceba a barriga estufando. Ao expirar, solte todo o ar e sinta o abdômen murchar. “A pratica leva oxigênio ao corpo inteiro ajudando a limpar a mente, renovar a energia e até evitar cãibras e dores musculares “Diz Ana Maria Rossi, do ISMA, faça algumas respirações assim várias vezes ao dia – 1 minuto é o suficiente para o exercício ser eficaz.
 

3 - Pense Positivo: 

Diante da sobrecarga, é fácil se sentir perseguido e subestimado. Nessas horas, o melhor é adotar uma mentalidade e um discurso positivos e encarar as dificuldades como oportunidades para por em prática habilidades novas ou pouco utilizadas.
 

4 - Coloque o descanso na agenda: 

É preciso se convencer de que o descanso não é uma opção, mas uma necessidade. Aproveite o fim de semana para atividades de lazer e programe as férias com antecedência. Desse modo, você não fica com a sensação de que está desperdiçando a folga nem ocupa o tempo livre com mais trabalho.
 

5 - Movimente o corpo: 

Praticar uma atividade física que de prazer ameniza os efeitos do estresse. “como oxigena o cérebro contribui para melhorar a memória, o raciocínio e a concentração “diz Daniel Boarim, médico do Lapinha SPA.
 

6 - Encontre um hobby:

Escolha um hobby que trabalhe aptidões diferentes das usados no trabalho e, com isso, de um descanso ao cérebro, por exemplo, se desempenhar uma atividade muito racional, busque algo subjetivo, como pintura ou música. Se o trabalho envolver criação, experimente jogos de lógica.
 

7 - Não descuide do Sono: 

É enquanto você dorme que as células do corpo se renovam. Mas é importante que o repouso seja profundo. Um estudo publicado na revisa Nature revelou que os neurônios de quem tem insônia desligam durante o dia, mesmo que o indivíduo permaneça acordado. É a explicação para lapsos de memória e para o aumento do risco de cometer erros quando você dorme horas a menos.
 
Fonte: Revista Você S/A
Categoria: Coaching



  



CONTATO
REDES SOCIAIS
Siga-nos também nas
nossas redes sociais
© Copyright 2016, todos os direitos reservados LifeLevel