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Dirigir a cultura e o propósito
01/10/2019
Dirigir a cultura e o propósito
Apesar de o CEO ser o principal responsável pela cultura organizacional, a pesquisa de Gartner mostra que a maioria vê o Líder de RH como um parceiro fundamental nessa construção. Porém, pelo menos um terço dos presidentes acredita que a cultura da empresa os prepare para as mudanças estratégicas e as tendências externas do mercado. “Cultura é o assunto que os CEOs mais falam, de que mais gostam e mais querem dominar. O que muda é a velocidade com que as empresas querem aperfeiçoar sua cultura. As mudanças que eram concluídas em três ou quatro anos agora precisam ser realizadas em quatro meses “, diz Brian.
 
                O mais importante nesse processo é o entendimento de que valores e propósitos precisam estar alinhados com a estratégia da companhia, e ser demonstrados todos os dias.
 
                “O papel mais importante do RH é garantir que as políticas de Gestão de Pessoas estão condizentes com a cultura. É por meio das ações e das decisões do dia a dia (contratações, demissões e sucessões) que a pessoa vê a materialidade dos valores empresariais” diz João. Tudo pode vir por água abaixo se o discurso não acontecer na prática. Se a empresa tem entre seus valores a diversidade, mas só há homens brancos em sua diretoria, algo está fora de sintonia.
 
                Claro que um dos maiores desafios nesse pilar é a implementação de uma nova Cultura. A Localiza, empresa de aluguel de carros, está vivendo esse momento e quem está à frente é Daniel Linhares, diretor de RH da companhia. Mas a transformação da empresa não é de hoje. Tudo começou há quatro anos, por causa das mudanças na diretoria que levaram um dos fundadores da empresa, Salim Mattar, a se afastar da presidência. Essa mudança, ao lado da entrada de novos profissionais fez com que a Localiza percebesse em 2018, que era hora de repensar os valores. A ideia é mesclar o que sempre foi importante para a empresa às necessidades das novas gerações. “A Cultura dever ser construída em conjunto. Conversamos com todos os líderes, dos novos aos mais antigos, para saber o que devia ser mantido e o que podíamos melhorar”, diz Daniel. Empregados de diversos cargos e áreas puderam contribuir com ideias em fóruns de discussão. Entre os novos valores estão inovação (algo para o futuro) e a empresa cidadã (que conecta com o passado da companhia). Com os valores definidos, foi criado um grupo de referência, formado por 25 gestores que, a cada três meses, debatem sobre a adesão da cultura no dia a dia, identificando o que está sendo praticado e o que precisa ser reforçado.
 
                “Tem sido um desafio e tanto disseminar e manter forte nosso propósito. Temos 8000 funcionários e mais de 600 pontos de venda”, afirma Daniel.
 

Competências

 

Visão Cultural

                Fazer parcerias com CEO e outros executivos para criar e unificar o propósito e objetivos organizacionais, com base na estratégia comercial e no contexto social. Desenvolver uma cultura que transmita essa mensagem aos clientes internos e externos.
 

Exemplo a ser seguido

                Demonstrar a cultura organizacional por meio de ações e interações individuais.
 

Design de processos

                Ajustar os processos de RH para que sejam consistentes com o propósito organizacional. Influenciar os líderes para que alinhem negócios, processos e cultura.
 

Liderar uma transformação cultural

                Elaborar uma iniciativa de longo prazo para impulsionar uma reviravolta da cultura e o engajamento em toda a organização.
 

Gerenciar o impacto da Tecnologia na cultura

                Administrar a organização em momentos de pressão e demanda por novas tecnologias no local de trabalho, como inteligência artificial, aprendizado social e análise de dados. Além de antecipar o impacto na cultura e na produtividade dos empregados.
 
Fonte: Você RH abr./maio 2019 pág. 30
Categoria: Coaching



  



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