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Habilidades para se desenvolver e ser um líder de destaque e preparado para o futuro
19/06/2019
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A revista Você RH de abr/ maio de 2019 nos traz uma matéria bastante interessante sobre competências e habilidades que transformam profissionais e líderes, extremamente importante para o bom resultado da empresa e de sua carreira.  O tema foi apresentado pela renomada consultora Gartner, que pesquisou os executivos nos últimos 5 anos e mapeou 5 habilidades em que os profissionais de gestão, que desejam se tornar um executivo de sucesso, que atua com ótima performance e traz resultados para a empresa, sendo elas:
•             Entender pessoas e liderar os talentos da empresa;
•             Criar estratégias de retenção e atração de novos talentos;
•             Comandar a transformação organizacional;
•             Saber conduzir as pessoas na cultura e proposito da empresa;
•             Saber atuar como conselheiro e Coach.
 A boa notícia que tenho para te dar é: o processo de coaching possuiu todas a ferramentas para apoiar os profissionais interessados no sucesso de sua performance, para desenvolver cada habilidade acima mencionada.
  1. Liderar o capital humano é necessário gostar de gente! Não é uma tarefa fácil, porém o coaching lhe proporciona técnicas e ferramentas de simples aplicabilidade para que você tenha facilidade em conversar, saber ouvir, sentir conexão com cada integrante da equipe no sentido de empatia e entender a necessidade, atuando com feedbacks direcionados e assertivos, para apoiar o desenvolvimento individual e coletivo. Para liderar o profissional deverá desenvolver um olhar crítico com capacidade de estruturar de forma estratégica talentos e habilidades que no departamento certo trará resultados além do esperado.
Neste processo, temos uma ferramenta eficaz que identifica o perfil comportamento chamado Coaching Assesment, que por meio de um teste detalhado consegue identificar o perfil da pessoa de maneira que a mesma toma decisões e qual a sua preferência em atuar, assim facilitando essa validação das habilidades para otimização dos resultados que a mesma poderá desenvolver na função. O processo de coaching também apoia na criação de mecanismos para gerir problemas com antecedência e monitorar as ações futuras da empresa, neste utilizamos ferramentas de visão sistêmica para apoiar um olhar 360º graus para melhor tomada de decisão de forma planejada.
  1. Para criar estratégias de talentos para sua empresa, se faz necessário estar alinhado com a missão, visão e valores da organização e entender o momento de dinâmica de trabalho, como as metas a serem alcançadas e assim identificar se o momento do negócio pede para reter talentos ou atrair profissionais externos, construir uma metodologia de recrutamento e seleção que atenda essa dinâmica e também que seja assertiva na hora de contratar. Para isso, é importante estar alinhado com todos os gestores de departamento e procurar estar todos com a mesma visão e linguagem para atuar com o time de maneira uniforme, ter um olhar de mercado para recrutar pessoas que podem agregar ao negócio dando continuidade ao projeto.
O Coaching de Negócio apoia com ferramentas para estruturar projeto de desenvolvimento individual com plano de ação prático e coeso para execução imediata a curto, médio e longo prazo com monitoramento para acompanhar a progressão intelectual e de habilidades das pessoas.
                3)  Conduzir a transformação organizacional é um desafio espetacular para os profissionais. Hoje, o mercado está dinâmico e as empresas buscam novas estratégias constantemente para se manterem competitivos e atrativos, assim os profissionais que querem se destacar necessitam desenvolver competência de articular e conduzir essas mudanças organizacionais lidando com as expectativas dos clientes e também com tudo que essas mudanças impactam nos funcionários sempre com base nos valores e com uma comunicação clara e motivadora criando um ambiente atraente e inspirador que tenha visão de metas claras e regras transparentes para todos.
                4) Dirigir a cultura e propósito: o líder deve procurar conduzir a cultura de maneira que, na prática as pessoas percebam os valores e por meio das ações e decisões do dia a dia transmitam essa comunicação, assim fortalecendo os vínculos de confiança e autoridade onde consegue engajamento de todos para essa pratica. Feedbacks constantes com o time, dinâmica de grupo e reuniões periódicas sobre avaliação de performance do conjunto.  
                5) Atuar como conselheiro e Coach: o profissional que só absorve conhecimento ele não constrói legado! O mais importante é ser sábio e contribuir com outros seus conhecimentos, compartilhar ideias, e não ser um profissional “ilha”.   Atuar como Coach é fundamental ter um olhar imparcial e se conectar de maneira sincera fazendo perguntas que geram reflexão profunda em respostas que buscam alternativas de escolhas, construindo um caminho ideal para um plano de ação.
Categoria: Coaching



  



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