Essa é uma dúvida para qual não existe uma resposta simples. Um determinado professor de Gestão Empresarial perguntou a centenas de funcionários de uma determinada empresa, quais as qualidades que eles mais admiravam em um chefe. Abaixo estão algumas das respostas frequentes:
Mantém os funcionários atualizados sobre as situações que afetam seus projetos futuros;
Mantém uma atitude positiva;
Possui habilidades para comunicação oral e escrita;
Esclarece as ações e as decisões que afetam os colaboradores;
É bem específico ao dar instruções sobre atribuições a seus colaboradores;
Incentiva seus funcionários a melhorarem suas aptidões e sua eficiência;
Elogia os trabalhos bem feitos, mas também critica quando necessário;
Está ciente dos problemas de trabalho e atribuições de sua equipe de forma tão eficaz quanto possível;
Demonstra atitude profissional em relação ao trabalho e aos funcionários;
Trabalha ocasionalmente com empregados de menor nível hierárquico, afim de melhor compreender seu trabalho;
Dedica parte de seu tempo a ouvir novas ideias;
Presta atenção a problemas mais amplos. Evita se prender a detalhes;
Mantém os outros informados sobre as mudanças organizacionais;
Discute problemas com subordinados tão logo seja possível, em vez de deixar as coisas chegarem a ponto de ebulição;
Expressa honestamente seus sentimentos.
Tenta conhecer cada funcionário como indivíduo.
Usa novas estratégias que tornarão a organização mais produtiva e competitiva.